-----------------------------------------
Figura 1: Registro fotográfico do ambiente expositivo do Palazzo Altemps, em Roma, integrante da rede Museo Nazionale Romano, com a escultura Juno Ludovisi ao centro. (Foto: Mina Bulic)
Figura 2: Justaposição de documentação fotográfica do MoMA acerca da exposição “Jackson Pollock”, retrospectiva do artista realizada em 1956-1957. (Fotos: Soichi Sunami)
Figura 3: Documento fotográfico do Arquivo Bienal (Arquivo Histórico Wanda Svevo) da II Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo, de 1953.. (Autor não identificado)
Figura 4: Detalhe de fotografia veiculada no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, em 26/11/1960, da II Exposição de Arte Neoconcreta, no Ministério da Educação e Cultura, Rio de Janeiro. (Autor não identificado)
Figura 5: Registro fotográfico da imprensa norte-americana de uma das manifestações de repúdio do senador Jesse Helms às fotografias do artista Robert Mapplethorpe, no fim dos anos 1980. (Autor não identificado)
Figura 6: Justaposição de documentação fotográfica do Brooklyn Museum, em Nova York, em torno da exposição “O jogo do não mencionável”, organizada pelo artista Joseph Kosuth, em 1990. (Fotos: Joseph Kosuth)
Figura 7: Registro dos arquivos da TV Cultura relativo à cobertura da 28ª Bienal de São Paulo, “Em vivo contato”, em 2008, pelo programa Metrópolis, quando um grupo de pichadores interviu na porção vazia da mostra. (Still de vídeo)
Figura 8: Registro fotográfico veiculado no website do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira da campanha de repúdio à 31ª Bienal de São Paulo, “Como (...) coisas que não existem”, em 2014. (Foto: Ação Jovem do IPCO)
Figura 9: Detalhe de registro fotográfico realizado por um visitante no Victoria and Albert Museum, em Londres, de uma garota usando o celular para ver em zoom o pipi da escultura David (1501-1504), de Michelangelo. (Foto: Cayo Honorato)
Figura 10: Registro veiculado no website do movimento Veddas (Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos dos Animais e Sociedade) do protesto contra a obra Bandeira branca (2010), de Nuno Ramos, na 29ª Bienal de São Paulo, “Há sempre um copo de mar para um homem navegar”. (Still de vídeo)
Figura 11: Detalhe de fotografia da série O Louvre e seus visitantes (1964-2003), de Alécio de Andrade.
Figura 12: Cena de Bande à part (1964), filme de Jean-Luc Godard no qual personagens correm pelas galerias do Museu do Louvre. (Still de vídeo)
Figura 13: Registro fotográfico integrante de Las variables dimensiones del arte (2010), trabalho do artista Mario Garcia Torres em torno do sequestro de pinturas da exposição “Cien años de pintura francesa”, realizada no Museo de Bellas Artes de Caracas, em 1963. (Autor não identificado)
Figura 14: Registro fotográfico veiculado pelo Zine Desorientadores (2017) de policiais militares interagindo com Tempo suspenso de um estado provisório (2011-2015), trabalho do artista Marcelo Cidade integrante do acervo do Museu de Arte de São Paulo. (Foto: Equipe de Mediadores e Orientadores de Público do MASP)
Figura 15: Registro hospedado no YouTube pelo blogueiro Rafinha BK de seu ato de abominação à “Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, exposição realizada no Santander Cultural, em 2017, em Porto Alegre. (Still de vídeo)
Figura 16: Registro de debate na TV Band, de 15/09/2017, entre o youtuber Mamãe Falei e o curador da exposição “Queermuseu”, Gaudêncio Fidelis. (Still de vídeo capturado por Cayo Honorato)
Figura 17: Detalhe de fotografia da série O Louvre e seus visitantes (1964-2003), de Alécio de Andrade.
Figura 18: Documento fotográfico do Museo de Arte Moderno, na Cidade do México, com camponeses observando uma pintura mural, na primeira metade do século XX. (Autor não identificado)
Figura 19: Registro fotográfico veiculado no Portal G1 do grupo de ativistas pelo clima “Just Stop Oil”, em gesto de colar as mãos na moldura de uma cópia de A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, na Royal Academy de Londres. (Foto: James Manning)
Figura 20: Registro fotográfico da visita da família do artista Diogo de Moraes Silva à sua mostra individual “Procurador de sentido”, realizada no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, em 2008. (Foto: Isabel D'Elia)
Figura 21: Detalhe de registro fotográfico da performance Sem título, concebida pelo artista Aernout Mik para o evento “Former West: Documents, Constellations, Prospects”, realizado por BAK e Haus der Kulturen der Welt, na cidade de Berlim, em 2013. (Foto: Florian Braun)
Figura 22: Registro fotográfico integrante do livro Museums and the Shaping of Knowledge, de Eilean Hooper-Greenhill, de criança em visita à exposição “African Culture”, no Bruce Castle Museum, em Londres, no ano de 1990. (Foto: Eilean Hooper-Greenhill)
Figura 23: Registro fotográfico de visitantes da exposição “Museums Without Walls”, diante do trabalho Episódios contrapúblicos (2014-), de Diogo de Moraes Silva, no The Isabel Bader Centre for the Performing Arts, na cidade de Kingston, no Canadá, em 2022. (Foto: Bojana Babic)
Figura 24: Registro fotográfico veiculado pela agência de notícias AFP da exposição de Andres Serrano realizada na Collection Lambert, em Avignon, no ano de 2011, quando a obra Piss Christ (1987) foi atacada por religiosos. (Foto: Boris Horvat)